Como estudar – Primeiros passos

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal!

Quando você se senta para estudar, a ideia é que você possa transferir essa enorme quantidade de informações dos livros e materiais disponíveis para um ponto confiável em sua mente. Para isso você precisa desenvolver bons hábitos de estudo. Hábitos de estudo eficazes, podem ser aprendidos para melhorar sua capacidade de reter melhor o material estudado. Estes hábitos incluem abordagem de estudo com a atitude certa, escolhendo o ambiente certo, minimizando distrações, estabelecendo um cronograma realista e empregando objetivos claros.

No início, vai demorar para que seu corpo e seu cérebro colaborem com você, mas depois de um tempo, se tornará um importante hábito e estudar será mais fácil de fazer.

Gerencie seu tempo – Faça uma programação semanal, é fundamental dedicar uma certa quantidade de tempo por dia para estudar, isso também irá melhorar seu desempenho. Certifique-se de manter o seu horário com disciplina, tanto quanto possível, mas não tenha medo de rever e modificar o que for necessário.

Você precisa equilibrar seus compromissos de forma saudável e inteligente, é preciso priorizar seu tempo. Lembre-se: a sua meta é a coisa mais importante porque é a base do seu sucesso futuro.

Encontre um bom local de estudo – Não escolha um lugar tão confortável que você corra o
risco de adormecer. Uma cama não é um local de estudo muito bom quando você está cansado. Obtenha controle do seu espaço de estudo, você deve se sentir confortável para que estudar seja mais agradável. Tente estudar com roupas confortáveis. O lugar onde você estuda deve ser livre de distrações e relativamente calmo.

Elimine distrações eletrônicas – Uma das piores distrações para estudar são os dispositivos eletrônicos. Eles estão ligados as mídias sociais, você recebe notificações de tempo em tempo e certamente vai querer verificar as mensagens que chegaram.

Por isso é imprescindível silenciar seu telefone celular ou mantê-lo em sua bolsa para que sinais visuais de aviso não possam distraí-lo. Se você puder, evite abrir abas com temas que não tenham nada a ver com seu tema de estudos no navegador.

Repetição espaçada – Uma nova técnica de aprendizagem chamada “repetição espaçada” envolve dividir a informação em pequenos pedaços e revê-los consistentemente durante um longo período de tempo. Portanto, não tente memorizar todo um capítulo enorme de um livro – em vez disso, separe o texto em trechos relevantes e os torne sua referência.

Dicas rápidas:

Estudar bem e aprender qualquer assunto é aprender a pensar com disciplina dentro desse assunto. É aprender a pensar dentro de sua lógica, assim:

  • Levante questões e problemas vitais dentro do assunto estudo, formule soluções;
  • Colete e avalie informações, mas depois as interprete com profundidade;
  • Busque conclusões bem fundamentadas, testando-as de acordo com critérios e padrões relevantes;
  • Comunique-se efetivamente com os outros e teste suas conclusões;

Um grande abraço a todos,

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *