Questão número 14350

A reabilitação psicossocial é um dos ingredientes de todas as ações de atenção à saúde mental e tem por objetivo a emancipação da pessoa com transtornos mentais, bem como a diminuição do estigma, o aumento de habilidades sociais e o apoio social constante. A possibilidade de exercer trocas nos aspectos materiais, afetivos e relacionais, produtivos e habitacionais é a medida da cidadania para as pessoas com transtornos mentais. Saraceno (1996; 1999) sinaliza três grandes cenários no processo de reabilitação psicossocial. Sobre esse tema, marque a opção INCORRETA.

  • A. A moradia como habitat que se ocupa da casa e da apropriação da habitação do espaço vital.
  • B. A rede social como lugar em que se dão as trocas sociais, não distinguindo seus dois âmbitos: a rede social ampliada e a familiar.
  • C. O trabalho como valor social, entendido como processo de articulação do campo dos interesses, das necessidades e dos desejos do meio de sustento e da autorrealização.
  • D. O trabalho é concebido como simples “resposta à necessidade”, não como espaço de produção de sentido e valores subjetivos e de troca.
  • E. A moradia é o processo de transformação de espaço em lugar, de instituição residencial em habitat o que deve dar sentido à pratica reabilitativa.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...