Questão número 144251

Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Em face dos sinais clínicos apresentados pela criança, a primeira conduta deve ser a realização de exames complementares e laboratoriais e, somente após o recebimento dos resultados, deve ser indicado o correto tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...