Questão número 15645

As opções a seguir constituem, em seu conjunto, um texto. Assinale a que apresenta erro de sintaxe.

  • A.

    Uma das primeiras providências do Marquês de Pombal, ao assumir o Ministério Real, foi nomear seu irmão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, para o comando das Armas do Pará e direção da Capitania do Maranhão e Grão-Pará. É nessa época que Macapá assiste à chegada de colonos oriundos das Ilhas dos Açores.

  • B.

    Como parte da estratégia de expansão e colonização das posses portuguesas no Novo Mundo, o governo luso promove uma ampla campanha de remanejamento em Cabo Verde e Açores, que vai culminar com o envio de centenas de famílias ao Brasil. Assim é que chegam, em Macapá, os açorianos, entre 1730 e 1750.

  • C.

    Mas as dependências e imposições geográficas do povoado, assim como a malária e outros males tropicais, além da inadaptabilidade dos açorianos, aliada aos constantes desentendimentos entre o jesuíta Miguel Ângelo e o coronel Livramento, apesar de não terem se adaptado ao clima e à insalubridade da região.

  • D.

    O município de Mazagão teve origem na fundação de uma vila, pelo tenente-coronel Inácio de Alencar Moraes Sarmento, em cumprimento às ordens da Coroa portuguesa, que necessitava abrigar 163 famílias de colonos portugueses cristãos, se desentendiam com os mouros há muito tempo.

  • E.

    Os mouros passaram a reprimir quem não se adaptasse às leis islâmicas, fato do qual resultaram inúmeros conflitos. Os desentendimentos culminaram com a saída dos cristãos da região, que se fixaram em Macapá, por volta de 1771.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...