Questão número 173260

Considerando a voz dos verbos empregados no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Se, no período “Todo esse trabalho (...) de sessenta taquígrafos” (l.22-26), o trecho entre travessões fosse eliminado, a frase daí resultante poderia ser corretamente reescrita na voz ativa da seguinte forma: Uma equipe de pouco mais de 60 taquígrafos realiza todo esse trabalho.

  • B.

    A frase “já foram realizadas reuniões para discutir essa possibilidade” (l.34-35) poderia ser corretamente reescrita na voz passiva sintética da seguinte forma: Já se realizou reuniões para discutir essa possibilidade.

  • C.

    Em “toda essa agilidade na divulgação se justifica pelo emprego da tecnologia” (l.6-7) e “para se ter uma ideia” (l.22), o termo “se” exerce a mesma função sintática: partícula apassivadora.

  • D.

    Em “tudo o que ocorre no plenário e nas comissões é registrado pelos taquígrafos” (l.12-13) o termo “pelos taquígrafos” exerce a função de sujeito paciente.

  • E.

    Em “dentro de poucos minutos, o texto é publicado na Internet” (l.14-15), a expressão “o texto” exerce a função de sujeito agente.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...