Questão número 177156

O texto abaixo foi transcrito com erros. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

  • A. Até 1982, os zoés viviam isolados, fugindo do contato com castanheiros, seringueiros e missionários. Em 1989, atingidos por uma epidemia de gripe, procuraram missionários e pediram ajuda a Funai, cuja a equipe de Coordenação de Índios Isolados aterrisou em uma das aldeias e demarcou o território zoé.
  • B. Atualmente, o povo zoé vive sobre os cuidados da Frente de Proteção Cuminapanema, que garante a integridade cultural indígena de acordo com a Constituição Federal de 1988. Os índios dispõe de vacinação e assistência médica, acesso controlado a bens, como facões, enchadas, anzóis e um posto de comunicação por rádio.
  • C. Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que, “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam como um dos últimos grupos intactos na Amazônia.” Segundo ela, trata-se, de fato, de um povo indígena não atingido pela sociedade branca nem pela mensagem cristã.
  • D. Sem pajé e sem cacique, a vida social do povo zoé é regulada por intrincada rede de relações familiares. Sempre que uma mulher contrai novo casamento, o marido e sua família mudam para o pátio da família dela, onde todos convivem. Casamento entre gerações diferentes permitem aos mais velhos “criar” parceiros jovens.
  • E. É norma dividir a caça entre todos. O caçador promove a distribuição de carne, onde os parentes mais próximos recebem os melhores pedaços; enquanto as pessoas que não tem proximidade são chamadas por último. A carne de macaco é a iguaria preferida. Ressalte-se ainda, que o ato de comer conecta todos os pátios, ensejando a troca de informações sobre caçadas, namoros e casamentos.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...