Questão número 185649

Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido. Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções criminosas que lá encontram mão de obra disponível. Apesar de o chamado “tráfico privilegiado”, em que não existem relações com organizações criminosas, não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam sendo colocados nas mesmas celas de autores de estupros e homicídios.

A respeito do uso da vírgula, segundo as normas da escrita padrão, analise as afirmativas a seguir.

I - Em Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido., a vírgula separa a expressão adverbial que, se estivesse no final da frase, não haveria necessidade do uso desse sinal de pontuação.

II - No trecho Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções, a vírgula se deve à presença da locução adverbial no início da frase como modificador da direção do discurso.

III - Em Apesar de o chamado “tráfico privilegiado” [...] não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam, a vírgula foi usada para separar a oração subordinada da principal.

IV - No trecho Apesar de o chamado “tráfico privilegiado”, em que não existem relações, a vírgula deve-se à presença do pronome relativo.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II, III e IV.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...