Questão número 187396

Com base nas regras de ortografia e de pontuação vigentes, assinale a alternativa correta.

  • A. O emprego da vírgula seria possível logo após o termo “por um procedimento médico” (linha 3), entretanto tal inserção provocaria alteração do sentido original.
  • B. Os conectivos sublinhados no período “Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.” (linhas de 5 a 8) poderiam ser substituídos, respectivamente, pelas construções Por que e porque.
  • C. O autor, caso decidisse acrescentar o prefixo hiper ao vocábulo sublinhado no período “Todos sabemos que é importante doar sangue.” (linha 9), deveria optar pela forma hiper-importante.
  • D. O autor poderia deslocar a oração sublinhada no trecho “Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa” (linhas de 9 a 11) para depois do termo “uma desculpa”, desde que não deixasse de observar a obrigatoriedade do uso da vírgula antes da conjunção “quando”.
  • E. O uso da vírgula poderia ser empregado logo após o verbo sublinhado no período “Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador.” (linhas 15 e 16), caso o autor desejasse dar maior destaque à informação contida na última oração.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...