Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Vigilância Epidemiológica - ADVISE - 2012
O coeficiente de mortalidade infantil expressa a probabi-lidade de uma criança falecer antes de completar o primeiro ano de vida. Apesar da queda, o Brasil continua apresentando patamares elevados de mortalidade infantil em comparação com nações desenvolvidas ou até mesmo ainda em desenvol-vimento. Em relação a este indicador epidemiológico é cor-reto afirmar que
observa-se que as diferenças regionais, principal-mente dentro de um mesmo Estado, não interferem na forma como deve ser prestada a assistência a fa-mília. Este é um princípio denominado equidade, em que toda a população deve ser atendida de forma igual pelos serviços de saúde.
a assistência pré-natal adequada não tem relação com as mortes em menores de um ano.
a mortalidade infantil tem sido frequentemente apon-tada como indicador sensível da qualidade de vida de uma população, determinada em sua dimensão mais ampla pelas condições sociais, econômicas e culturais dos indivíduos e da comunidade a que per-tencem.
a vacinação é uma medida preventiva para as doen-ças de maior incidência na infância, porém quando relacionada ao evento mais grave o óbito - se torna pouco efetiva para redução da mortalidade no pri-meiro ano de vida.
o indicador de saúde não deve revelar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Indicador é em geral usado para medir aspectos sujeitos à observação direta: saúde, normalidade, fe-licidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...