Questão número 222705

A lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) é a praga mais importante da cultura do milho no campo, por estar amplamente distribuída no Brasil todo, pela ocorrência constante, bem como por atacar a cultura desde a emergência até a fase de maturação dos grãos na espiga. A respeito do controle dessa praga, é verdadeiro afirmar-se que

  • A. o controle é realizado através da aplicação de inseticidas químicos (fisiológicos piretroides, fosforados) após o aparecimento dos primeiros focos de folhas raspadas fora do cartucho. A pulverização deve ser feita com o bico-leque, visando ao cartucho da planta e deve-se usar sempre alto volume de água por hectare.
  • B. o controle não é realizado na prática, por não serem significativos para a produção de grãos. É extremamente difícil obter boa performance dos produtos, desde que as lagartas ficam abrigadas dentro da palha da espiga do milho, não sendo atingidas pelas pulverizações.
  • C. o tratamento de sementes oferece uma proteção total até o término do ciclo cultural.
  • D. o controle químico para esta praga é complexo, caro e geralmente não traz resultados positivos. Algumas vezes, é realizado, mas seu resultado “falso-positivo”, na verdade, é oriundo da simples ausência das pragas naquela safra agrícola. A principal dificuldade de controle está na localização das lagartas no interior do solo.
  • E. nos plantios de milho para produção de conserva, tem-se utilizado o controle biológico através da liberação massal de vespinhas do gênero Trichogramma (Hymenoptera: Trichogrammatidae), obtendo-se bons resultados no campo.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...