Questão número 229770

Existem cerca de três dezenas de índices de conforto térmico, porém, para fins de aplicação às condições ambientais correntes nos edifícios como habitações, escolas, escritórios etc., e para as condições climáticas brasileiras, serão apresentados apenas três: Carta Bioclimática, de Olgyay; Temperatura Efetiva, de Yaglou e Houghten; e Índice de Conforto Equatorial, de Webb. Atente ao que se diz a respeito desses índices:

I. A Carta Bioclimática de Olgyay, índice biofísico, foi desenvolvida a partir de estudos acerca de efeitos do clima sobre o homem, quer ele esteja abrigado quer não, de zonas de conforto e de relações entre elementos de clima e conforto.

II. A Temperatura Efetiva, de Yaglow e Houghten, de 1923, foi definida pela correlação entre as sensações de conforto e as condições de temperatura, umidade e velocidade do ar, procurando concluir quais são as condições de conforto térmico. É um índice subjetivo e essas correlações são apresentadas sob a forma de nomograma.

III. Índice de Conforto Equatorial foi desenvolvido para ser aplicado a habitantes de climas tropicais, de preferência quentes e úmidos. Baseou-se em observações feitas em Cingapura, em habitações correntes e em uma escala climática desenvolvida especialmente para condições tropicais, procurando correlacionar os valores dessa escala com a sensação de calor, tendo incorporado dados referentes ao P4SR (Previsão da Produção de Suor em 4 horas, que é um índice fisiológico desenvolvido por McArdle, do Royal Naval Research Establishment) e chegou a um nomograma semelhante ao da Temperatura Efetiva.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e III apenas.
  • B. I e II apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II, e III.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...