O urbanismo, disciplina que estuda a cidade e planeja sua formação e crescimento, desenvolveu-se entre os séculos XIX e XX. Ela nasceu da necessidade de enfrentar metodologicamente os graves problemas determinados pelo fenômeno urbano causado pela Revolução Industrial.
A história do urbanismo mostra quea prática urbanística não teria, a princípio, caráter humanitário, pois não havia preocupação de se libertar a classe operária das condições de extremos envelhecimentos moral e material, além da exploração pelos especuladores.
o grande projeto de reforma do centro de Paris, idealizado por Haussmann, consistiu em um cinturão de grandes artérias (boulevards), tendo-se preservado os bairros populares.
os primeiros urbanistas reconheciam que a cidade pré-industrial podia adequar-se às exigências de uma sociedade industrial.
os novos projetos das cidades priorizaram os traçados urbanísticos dos bairros tradicionais, atendendo aos interesses da classe operária.
uma cidade industrial cuja estrutura estava determinada pelas exigências de uma comunidade totalmente integrada na função industrial foi projetada por Tony Garnier.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...