Questão número 231361

Nenhuma cidade está realmente preparada para o futuro sustentável. A urbanização causa mudanças climáticas locais, poluição, pela emissão de substâncias químicas tóxicas, colabora para a extinção de espécies ou é ativa em desmatamento através do crescimento urbano direcionado pelo consumo de bens (HALL e PFEIFFER, 2000). Um dos desafios no estudo dos impactos da cidade sobre o meio ambiente é o fenômeno da Ilha de Calor Urbana (ICU). Sobre as possíveis causas desse fenômeno, analise as afirmativas a seguir.

I - A poluição do ar presente na atmosfera urbana absorve e reemite radiação de onda longa para o ambiente urbano, elevando sua temperatura.

II - A obstrução do céu, provocada pelos edifícios, resulta em uma diminuição da perda de calor por radiação de ondas longas do espaço entre os edifícios (cânion); o calor é interceptado pelas superfícies de obstrução e absorvido ou irradiado de volta para o tecido urbano.

III - A evaporação da água nas áreas urbanas é diminuída por causa de “superfícies impermeabilizadas" (materiais menos permeáveis e menor ocorrência de vegetação em relação às áreas rurais); como consequência, mais energia é absorvida na forma de calor latente e pouca na forma de calor sensível.

IV - O calor antropogênico liberado por processos de combustão, tais como o tráfego de veículos, equipamentos de arrefecimento e as indústrias, não influencia de forma significativa no fenômeno da ICU.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...