Questão número 264003

Em relação às linguagens documentárias, considere:

I. A Linguagem Natural (LN) pode ser definida como a linguagem do discurso técnico-científico.

II. A Linguagem Controlada (LC) pode ser definida como um conjunto limitado de termos autorizados para uso na indexação e busca de documentos.

No contexto da recuperação da informação em bases de dados,

  • A. ao utilizar a LC, a base de dados está efetivamente autoindexada, isso porque o uso da LN para indexação e/ou recuperação não é viável na maioria dos casos.
  • B. em uma busca usando a LN, os usuários necessitam da mediação do bibliotecário, ao passo que, com a LC, podem interagir diretamente com os documentos.
  • C. os campos de título e resumo registram os termos da LN, enquanto os campos de descritores, palavras- chave ou identificadores registram os termos da LC.
  • D. é necessário o treinamento tanto de bibliotecários quanto de usuários no uso da LC; já a LN tende a se distanciar dos conceitos adequados para a representação da informação.
  • E. devido à sua elevada padronização, a LN traz uma baixa incidência de respostas negativas ou de relações incorretas entre os termos, quando comparada à LC.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...