Há várias características que permitem identificar um bom  serviço de abastecimento de água potável, como a qualidade  final da água, a quantidade de água potável disponibilizada,  a cobertura do serviço de abastecimento, a continuidade  do serviço de abastecimento, o custo pelo serviço e  o controle operacional do mesmo. Por controle operacional  do serviço de abastecimento de água potável entende-se:
						
						-                              A.                                                  que a água deve estar disponível para toda a população,  mesmo em sistema permanente de rodízio.
 -                              B.                                                  que a água deve ter um custo razoável que permita  à população o acesso a este serviço, independentemente  de sua qualidade.
 -                              C.                                                  que a água deve ser servida de maneira contínua,  sem interrupções, durante as 24 horas de todos os  dias da semana, em detrimento do custo do serviço.
 -                              D.                                                  o controle da operação e a manutenção preventiva e  corretiva do sistema de abastecimento de água para  assegurar seu bom funcionamento.
 -                              E.                                                  que o sistema de abastecimento de água deve ser  capaz de distribuir volumes suficientes de água para  satisfazer às demandas da população, mesmo que  sem o devido controle de qualidade.