Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Vigilância Epidemiológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com o objetivo de programar ações para a melhoria e garantia da qualidade do diagnóstico laboratorial, foi estabelecido o Programa de Controle de Qualidade Analítica do Diagnóstico Laboratorial da Infecção pelo HIV (PCQA-HIV), pela portaria MS/GM n.º 59/2003. Um dos seus requisitos foi a implantação do controle de qualidade interno (CQI) dos testes sorológicos. O público-alvo consistiu basicamente de profissionais dos laboratórios inscritos no PCQAHI. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O emprego do CQI durante os procedimentos da fase analítica dos testes sorológicos fornece parâmetros adicionais para validação dos ensaios e permite identificar variações no desempenho dos conjuntos de diagnóstico (ou kits de reagentes) a cada novo lote utilizado. Essas medidas contribuem para o monitoramento de erros aleatórios e sistemáticos, cuja detecção pode ser dificultada quando são empregados apenas os controles fornecidos nos conjuntos de diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...