Ao analisar o subgrupo Investimentos no Ativo Permanente da Cia. Alvorada, o auditor independente verificou que a participação societária da empresa na Cia. Noturno, registrada na contabilidade por R$ 200.000,00, tinha sido avaliada pelo método do custo de aquisição. Constatou, ainda, que a investidora detinha 40% do capital votante da investida e 20% de seu capital total. Sabendo que a Cia. Alvorada é uma companhia aberta e que seu patrimônio líquido monta a R$ 1.800.000,00, o auditor concluiu que o procedimento está
- A. correto, porque a investida não é coligada nem controlada da investidora, não se lhe podendo aplicar o método da equivalência patrimonial.
- B. incorreto, porque a participação societária na investida é relevante para a investidora, por representar mais de 10% de seu patrimônio líquido.
- C. incorreto, porque a investida é equiparada a coligada da investidora, que é uma companhia aberta.
- D. incorreto, porque em se tratando de companhia aberta, todos os investimentos são avaliados pelo método da equivalência patrimonial.
- E. correto, porque a participação societária na investida não é relevante para a investidora, por representar menos de 15% de seu patrimônio líquido.