Questão número 473976

Um sistema de saúde é passível de questões e dilemas éticos que, se não resolvidos adequadamente, podem comprometer a atuação profissional, a qualidade do atendimento ou a autonomia dos usuários. Nesse sentido, sobre a hemotransfusão em pacientes Testemunhas de Jeová, assinale a alternativa correta.

  • A. Deve ocorrer em qualquer situação independentemente da existência ou não de risco de morte e aceitação do paciente.
  • B. No Brasil, ainda não existem instituições que ofereçam serviço de hemoterapia alternativa a esses pacientes.
  • C. Na iminência de risco de morte, caso seja realizada a hemotransfusão, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, essa ação pode ser considerada crime.
  • D. Caso esteja prescrita pelo médico, o enfermeiro deve realizar a hemotransfusão, independente da situação e consentimento do paciente.
  • E. Quando o procedimento for eletivo, com necessidade de hemotransfusão, compete ao hospital requisitar decisão jurídica para proceder a hemoterapia, caso ela seja recusada.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...