Questão número 477942

A coleta do material do colo do útero para exame colpocitopatológico deve ser realizada a partir de uma amostra da ectocérvice. Quanto a sua interpretação e conduta frente ao resultado, assinale a alternativa correta.

  • A. Citologia normal ou citologia inflamatória: oriente a usuária a realizar o controle a cada 3 meses.
  • B. Citologia com NIC III (neoplasia intraepitelial cervical), displasia leve: as alterações de diferenciação celular se limitam ao terço do epitélio de revestimento da cérvice, sendo praticamente unânime a presença do efeito citopático compatível com o vírus do papiloma vírus humano (HPV). Em casos de NIC III, deverá ser repetida citologia após seis meses.
  • C. NIC I, displasia moderada e displasia intensa ou carcinoma in situ, respectivamente: atualmente, essas lesões são colocadas no mesmo patamar biológico e são chamadas de lesões de alto grau. Alterações como essas devem ser encaminhadas ao Centro de Referência em Saúde da Mulher.
  • D. Citologia inflamatória: trata-se de células escamosas com grande variação de forma e alterações celulares. Necessita de comprovação histopatológica.
  • E. Adenocarcinoma in situ ou invasivo: representa alterações celulares, mas detectadas nas células glandulares do colo do útero.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...