Questão número 481917

Em emergência hipertensiva, situação em que a pressão arterial está extremamente elevada (superior a 180 mmHg x 120 mmHg), o procedimento imediato consiste em abaixar rapidamente a pressão para evitar comprometimento de órgão-alvo e risco de morte eminente. Uma das condutas adotadas é a terapia medicamentosa com nitroprussiato de sódio. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O nitroprussiato de sódio é um medicamento que não causa retenção hídrica e apresenta apenas os seguintes efeitos colaterais: náuseas, vômitos e taquicardia reflexa.

  • B.

    Recomenda-se a diluição de uma ampola contendo 50 mg do nitroprussiato de sódio em 250 mL de solução glicosada 5% ou fisiológica 0,9%, com uso de equipo simples específico para bomba de infusão.

  • C.

    A pressão arterial do paciente deve ser monitorada a cada 50 minutos após o início da perfusão, devido ao risco de hipotensão.

  • D.

    O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação, sendo a droga de escolha na crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca.

  • E.

    Por causar aumento da hipertensão intracraniana, o nitroprussiato de sódio é contraindicado nas encefalopatias hipertensivas devido ao risco de hemorragias.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...