Questão número 482302

Há uma década, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose (TB) em estado de emergência no mundo, sendo a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. Segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas, correspondendo a um terço da população mundial, estão infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano.

O Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados com cerca de 111.000 casos novos e 6.000 óbitos, ocorrendo anualmente.

Analise as afirmativas abaixo a respeito da tuberculose.

I. A tuberculose, doença com profundas raízes sociais, está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica a não adesão ao tratamento dos portadores e/ou familiares/contactantes.

II. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multiresistente aumentam os índices da doença no mundo.

III. Diante da atual situação, há necessidade de investimentos na qualificação dos serviços de saúde, na capacitação dos recursos humanos para as atividades de vigilância, avaliação e controle.

Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.

  • A.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.

  • B.

    Apenas a II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a I e II estão corretas.

  • D. Apenas a III está correta.
  • E. Apenas a I está correta.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...