Questão número 485246

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente, 22 anos de idade, primigesta, 26 semanas de idade gestacional, foi admitida em uma maternidade de alta complexidade do interior de Minas Gerais com história de elevação de níveis pressóricos e suspeita bolsa rota. A ultrassonografia evidenciou oligodrâmnio acentuado com centralização de fluxo e diástole zero, sendo indicada interrupção da gestação. O bebê nasceu deprimido, Ápgar de 5 no primeiro minuto e 8 no quinto minuto, recebeu ventilação com pressão positiva e assumiu o padrão respiratório, sendo transportado para a unidade neonatal onde evoluiu com piora do padrão respiratório, sendo indicada intubação traqueal.

Em relação à síndrome do desconforto respiratório (SDR) do recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Em relação às repercussões fisiológicas decorrentes da administração de surfactante, pode-se afirmar que ocorre uma redução da pressão intratorácica, com consequente redução da pré-carga e do débito cardíaco.
  • B. A deficiência de surfactante alveolar leva ao colapso dos alvéolos que se apresentam atelectasiados, diminuindo a relação ventilação / perfusão, gerando hipoxemia, acidose metabólica e falência respiratória progressiva.
  • C. O tratamento da SDR consiste na administração de surfactante exógeno, preferencialmente na primeira hora de vida para potencialização do efeito de recrutamento alveolar.
  • D. Avaliação do posicionamento do tubo traqueal, administração do medicamento em temperatura ambiente, manipulação mínima do recém-nascido após a administração do surfactante e monitoramento da expansibilidade torácica são cuidados de enfermagem importantes durante o procedimento.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...