Questão número 485639

Ingurgitamento discreto é um sinal positivo de que o leite está “descendo”, não sendo necessária qualquer intervenção. No ingurgitamento patológico, a mama fica excessivamente distendida, o que causa grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal-estar.

As medidas a serem adotadas no manejo do ingurgitamento mamário não incluem:

  • A. ordenhas manuais da aréola, se estiver tensa, antes da mamada, para que fique macia, facilitando a pega adequada do bebê. As ordenhas devem ser delicadas.
  • B. mamadas frequentes, sem horários pré-estabelecidos (livre demanda).
  • C. massagens delicadas das mamas, com movimentos circulares, particularmente nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento; elas fluidificam o leite viscoso acumulado, facilitando sua retirada, e são importantes estímulos do reflexo de ejeção do leite.
  • D. compressas quentes nas mamas nos intervalos ou logo após as mamadas; em situações de maior gravidade, podem ser feitas de duas em duas horas, não devendo exceder o tempo de aplicação de 20 minutos.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...