Questão número 485736

A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância nos serviços de saúde. É responsabilidade do gestor a manutenção dos equipamentos de proteção individual para uso dos trabalhadores nos locais de trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos Equipamentos de Proteção Individual e suas aplicações:

  • A.

    As luvas devem ser trocadas após contato com material biológico, entre as tarefas e procedimentos num mesmo paciente, pois podem conter uma alta concentração de microrganismos. As luvas estéreis estão indicadas para procedimentos invasivos e assépticos.

  • B.

    A máscara cirúrgica e óculos de proteção ou escudo facial são utilizados em procedimentos e servem para proteger as mucosas dos olhos, nariz e boca de respingos (gotículas) gerados pela fala, tosse ou espirro de pacientes ou durante atividades de assistência e de apoio. Não são obrigatórias em atividades desempenhadas na farmácia hospitalar.

  • C.

    Esses equipamentos são indicados para entrar em quarto de isolamento de pacientes com tuberculose pulmonar, sarampo ou varicela, doenças que são transmitidas via aérea quando são inalados os núcleos de gotículas ressecadas suspensas no ar contendo os germes. São de uso coletivo e reutilizáveis.

  • D.

    O avental (limpo, não estéril) serve para proteger a pele e prevenir sujidade na roupa durante procedimentos que tenham probabilidade de gerar respingos ou contato de sangue, fluidos corporais, secreções ou excreções. O avental será selecionado de acordo com a atividade e quantidade de fluido encontrado (plástico ou tecido). Não deve ser feita a lavagem domiciliar de aventais.

  • E.

    Os calçados indicados para o ambiente com sujeira orgânica são aqueles fechados impermeáveis como, couro, sintéticos e tecido. Devem ser esterilizadas após utilização.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...