O projeto arquitetônico da obra deve contemplar, prioritariamente, o uso de ventilação natural adequada, como forma de reduzir o consumo de energia. Para isso, deve-se permitir que o fluxo de ar, no interior da edificação, seja configurado
- A. na especificação de esquadrias padronizadas; adoção de soluções técnicas para garantia do índice de pressão no exterior da edificação; densidade do material utilizado no fechamento das aberturas.
- B. em razão da disposição das aberturas de entrada do ar nas paredes e anteparos; do tipo e sistema de pintura empregados nas paredes externas; configuração e distribuição dos revestimentos dos pisos das áreas úmidas.
- C. pela ocorrência de oscilação da pressão atmosférica no exterior da edificação; da tipologia das esquadrias empregadas; existência de componentes estruturais nas proximidades de aberturas na face norte.
- D. pelo tamanho e localização das aberturas de entrada do ar nas paredes; tipo e configuração das aberturas usadas; localização de componentes arquitetônicos nas proximidades das aberturas.
- E. por localização correta das aberturas e passagens; tipo e configuração dos acabamentos e revestimentos; disposição precisa do mobiliário e utensílios decorativos do ambiente.