Questão número 501870

O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento das águas na superfície da Terra. Esse estudo considera o movimento da água a partir da menor porção de chuva que, caindo sobre um solo saturado de umidade ou impermeável, escoa pela sua superfície, formando, sucessivamente, as enxurradas ou torrentes, córregos, ribeirões, rios e lagos ou reservatórios de acumulação. No escoamento superficial, tem-se as grandezas características. De acordo com o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Bacia hidrográfica ou bacia de contribuição de uma seção de um curso de água: área geográfica coletora de água de chuva que, escoando pela superfície do solo, atinge a seção considerada.
  • B. Coeficiente de deflúvio: relação entre a quantidade total de água escoada pela seção e a quantidade total de água precipitada na bacia hidrográfica; pode referir-se a uma dada precipitação ou a todas as que ocorrerem em um determinado intervalo de tempo.
  • C. Tempo de concentração relativo a uma seção de um curso de água: intervalo de tempo contado a partir do início da precipitação para que toda a bacia hidrográfica correspondente passe a contribuir na seção em estudo. Corresponde à duração da trajetória da partícula de água que demore menos tempo para atingir a seção.
  • D. Frequência de uma vazão Q em uma seção de um curso de água: número de ocorrências da mesma em um dado intervalo de tempo. Nas aplicações práticas em hidrologia, a frequência é, em geral, expressa em termos de período de retorno ou período de ocorrência T, com o significado de que, na seção considerada, ocorrerão valores iguais ou superiores ao valor Q apenas uma vez a cada T anos.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...