Questão número 510094

Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.

Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente causadas por

  • A. insuficiência das áreas de sapata, o que provocou os recalques.
  • B. insuficiência de armadura vertical, visto que a região fissurada está submetida a tensões de tração provocadas pela reação de apoio das vigas longitudinais.
  • C. efeitos de segunda ordem provocados pela flexibilidade da estrutura, que não apresenta contraventamentos suficientes.
  • D. fenômeno conhecido como empuxo no vazio.
  • E. falha na execução do escoramento aliada à inadequação dos aparelhos de apoio para esse tipo de estrutura.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...