Questão número 512500

A explicação mais correta para a trinca de reaquecimento na zona termicamente afetada (ZTA) em aços ao Cr-Mo e Cr-Mo-V resistentes à fluência é:

  • A. fragilização da ZTA de grãos grosseiros ocorre pela formação de martensita e absorção de hidrogênio na poça de fusão, resultando no trincamento devido às tensões residuais de soldagem.
  • B. segregação de impurezas e elementos de liga nos contornos de grão do metal de solda provoca a formação de compostos de baixo ponto de fusão que não suportam as tensões trativas que se desenvolvem na soldagem.
  • C. a baixa ductilidade do metal base no sentido da espessura da chapa provoca o trincamento na ZTA de grãos grosseiros quando as tensões de soldagem provocam a solicitação em juntas de ângulo.
  • D. a precipitação de carbonetos finos de Cr, Mo e V no interior dos grãos grosseiros da ZTA, durante tratamento térmico ou serviço, provoca o endurecimento no interior dos grãos, deixando uma região menos resistente no entorno dos contornos, região esta que não suporta as tensões residuais.
  • E. a formação de carbonetos de cromo nos contornos de grão deixam regiões da ZTA susceptíveis à corrosão intergranular, o que provoca o desenvolvimento de trincas intergranulares em serviço.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...