Questão número 514338

Em novembro de 2015, o Brasil vivenciou um dos maiores desastres ambientais de sua história: o rompimento da barragem de Fundão, pertencente ao grupo Samarco, no município de Mariana (MG). Tal evento chamou a atenção de diversas pessoas para a necessidade de uma adequada gestão dos recursos naturais, principalmente em atividades impactantes como a mineração. Assim, relativamente à gestão dos recursos naturais, é correto afirmar:

  • A. A política ambiental de uma organização ou de um agente público é o documento mais importante para guiar a gestão dos recursos naturais. Sua efetiva aplicação deve ser sempre parcimoniosa, dado que as atividades produtivas não podem ser prejudicadas devido às questões ambientalistas e geradoras de custos.
  • B. Apesar de algumas empresas terem descoberto o benefício econômico da reutilização e da reciclagem de alguns resíduos, é necessário entender que esta se configura sempre uma situação atípica de qualquer setor econômico. Assim sendo, o mais importante é manter consumidores e poder público cientes de quando é impossível melhorar.
  • C. A gestão dos recursos naturais em uma empresa responsável inclui a comunicação com os consumidores sobre os limites dos impactos positivos do consumo consciente. Assim, gerencia-se a mudança de perfis de consumo (a causa do problema), mantendo a estabilidade de mercado necessária ao bom desempenho da produção.
  • D. A gestão dos recursos naturais deve focalizar-se sobre o maior problema das organizações em termos ambientais: a legislação e a regulação ambiental com as pesadas multas que podem ser aplicadas.
  • E. Alguns recursos naturais exercem diversas funções econômicas, sociais e ambientais. Tais funções podem ser classificadas em funções de produção (usados como bens de consumo final ou intermediário), função de suporte (criando condições para a vida e as atividades produtivas), função de regulação (limpando, filtrando ou neutralizando resíduos) e função de informação (dando indícios sobre o estado de um determinado ambiente).
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...