Questão número 534029

A matéria orgânica (M.O.) tem o poder de influenciar as características físicas, químicas e biológica do solo. Embora a M.O. encontre-se em quantidade reduzida (~ 4%) nos solos minerais, ela tem papel fundamental na fertilidade e no aumento da produtividade vegetal. É correto afirmar que:

  • A. Manter e acrescentar a matéria orgânica no solo promove os processos de respiração e liberação de CO2 para a atmosfera, dessa forma, contribui-se para o chamado “efeito estufa”.
  • B. A matéria orgânica aumenta a fixação e insolubiliza o fósforo, portanto aumentando doses de matéria orgânica no solo, diminui-se a disponibilidade do nutriente para as plantas.
  • C. A matéria orgânica em excesso fixa o enxofre no solo. Por esse motivo sempre deve-se fazer cobertura com sulfato de amônia após adubações orgânicas.
  • D. A M.O. inibe o desenvolvimento de micorrizas, dessa interação resulta numa melhor absorção de nutrientes pelos vegetais.
  • E. A adubação orgânica permite baixar a densidade do solo, tal efeito acontece devido a densidade da M.O. ser menor que a do solo (mineral) e permite que as raízes se desenvolvam bem e absorvam água e oxigênio com mais facilidade.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...