Questão número 553742

Do ponto de vista jurídico, o conceito de cidadania envolve a relação entre os direitos e os deveres do cidadão diante do Estado. Cidadania não é somente a manifestação do indivíduo na condução dos destinos da sociedade por meio do exercício do voto, mas também a sua condição de sujeito ativo que influi de maneira efetiva no processo de tomada de decisões, na implementação do bem comum em uma sociedade civilizada. Ser cidadão é participar.

Com base no texto acima e relativamente ao tema nele abordado, julgue os itens a seguir.

I Infere-se do texto que todo homem tem direito de tomar parte do governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

II O exercício da cidadania consiste, entre outras coisas, no combate a toda forma de violência e no apoio àqueles que procuram meios eficientes de assegurar a segurança pública sem desrespeitar os direitos humanos fundamentais, como a garantia à vida, à liberdade individual e de expressão, à dignidade e à segurança.

III O exercício da cidadania não inclui o combate à discriminação por meio de apoio a entidades nãogovernamentais que lutem pelos direitos de cidadania das minorias oprimidas, uma vez que o conceito de cidadania está relacionado aos direitos e deveres do indivíduo com o Estado e, não, com entidades de origem não-governamental.

IV Pautar a liberdade pela justiça, cumprindo e fazendo cumprir as leis por meio de exemplos constitui exercício de cidadania.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...