Questão número 555554

A dipirona é uma pró-droga, cuja metabolização gera a formação de vários metabólitos, dentre os quais há 2 com propriedades analgésicas: 4-metilaminoantipirina (4-MAA) e o 4-aminoantipirina (4-AA). Como a inibição da ciclooxigenase (COX-1, COX-2 ou ambas) não é suficiente para explicar este efeito antinociceptivo, outros mecanismos alternativos foram propostos, tais como: inibição de síntese de prostaglandinas preferencialmente no sistema nervoso central, dessensibilizacão dos nociceptores periféricos envolvendo atividade via óxido nítrico-GMPc no nociceptor, uma possível variante de COX-1 do sistema nervoso central seria o alvo específico e, mais recentemente, a proposta de que a dipirona inibiria uma outra isoforma da ciclooxigenase, a COX-3. Sobre a dipirona, são feitas as afirmativas abaixo, considere-as e assinale a alternativa correta:

I. A dipirona é classificada como Medicamento Isento de Prescrição médica, em todas as suas formas farmacêuticas de apresentação, e pertence ao Grupo de Indicações Terapêuticas Especificadas (GITE), estabelecida pela Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC no. 138/2003.

II. A dipirona é um medicamento classificado como sendo de prescrição médica, por conta do risco que apresenta de reações anafiláticas envolvendo o sistema imunológico e reações de hipotensão postural; entretanto não há a necessidade de retenção de receita médica para esse medicamento.

III. A dispensação da dipirona solução deve ser feita sempre de forma a enfatizar o cuidado em destacar a concentração da mesma, porque há a apresentação da solução cuja concentração é indicada para dosagens de uso infantil e há a apresentação da solução em gotas cuja concentração atende às dosagens preconizadas para uso adulto.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e III, apenas
  • B. I e III, apenas
  • C. I, apenas
  • D. II, apenas
  • E. III, apenas
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...