Questão número 555566

Nas últimas décadas os imunoensaios se tornaram a tecnologia padrão em medicina laboratorial. Houve grande desenvolvimento na produção de anticorpos e antígenos empregados, bem como dos analisadores automatizados. Esses avanços tecnológicos agregaram baixa variabilidade inter e intra-ensaios e rapidez na realização dos testes. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A técnica de ELISA indireto identifica os anticorpos do paciente, uma vez que há antígenos fixados no fundo da placa e, após a reação com o material do paciente, o anticorpo conjugado, em contato com o substrato, irá emitir comprimento de onda, diferenciando essas amostras positivas.

II. Para o teste de aglutinação indireta, as hemácias e as partículas inertes como o látex podem ser sensibilizadas por adsorção passiva, em função do contato direto com os antígenos solúveis. Devido à baixa diversidade de antígenos que podem se ligar às células ou partículas, a aplicação dos testes de aglutinação passiva é muito limitada.

III. O teste Western Blot é um teste confirmatório para HIV, já que tem custo bastante elevado e identifica anticorpos específicos, especialmente contra as glicoproteínas gp120 e gp41 do vírus. Assim, só é realizado quando a amostra de sangue do paciente apresentar resultado positivo no teste Elisa.

IV. O teste de imunofluorescência direta é empregado na pesquisa e na localização de antígenos em células ou tecidos através de um anticorpo específico marcado com fluorocromo, que se fixa ao antígeno e então é observado em microscópio de fluorescência.

V. A sensibilidade dos testes de imunofluorescência é limitada ao nível de fluorescência detectável pelo olho humano; por isso, o teste de imunofluorescência indireta tem sido empregado para amplificar o sinal e aumentar a sensibilidade desses exames e pode ser empregado na pesquisa de antígenos ou de anticorpos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III, apenas
  • B. I, III, IV e V, apenas
  • C. II, III e IV, apenas
  • D. III, IV e V, apenas
  • E. IV e V, apenas
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...