Questão número 558061

Com base na legislação vigente a respeito de boas práticas de dispensação e manipulação em farmácias e drogarias, assinale a alternativa correta.

  • A. O farmacêutico responsável técnico pode delegar as suas atribuições a outro farmacêutico, inclusive as relacionadas à supervisão e de responsabilidade pela assistência técnica do estabelecimento, bem como aquelas consideradas indelegáveis pela legislação específica dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia.
  • B. Os técnicos auxiliares devem realizar as atividades que são privativas de farmacêutico, desde que respeitando os procedimentos operacionais padrão (POPs) do estabelecimento e o limite de atribuições e competências estabelecidas pela legislação vigente, não havendo a necessidade da supervisão do farmacêutico responsável técnico ou do farmacêutico substituto.
  • C. As farmácias que mantêm filiais devem ter laboratórios de manipulação funcionando em todas elas, não sendo permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas, podendo, porém, a farmácia centralizar a manipulação de determinados grupos de atividades em sua matriz ou em qualquer de suas filiais, desde que atenda às exigências legais.
  • D. A aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos oferecida em farmácias e drogarias deve ter como finalidade fornecer subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa, visando à melhoria da qualidade de vida do usuário com o objetivo de diagnóstico.
  • E. Os profissionais prescritores podem prescrever fórmulas magistrais contendo código, símbolo, nome de fórmula ou nome de fantasia, cobrar ou receber qualquer vantagem pecuniária ou em produtos que os obrigue a fazer indicação de estabelecimento farmacêutico, motivo pelo qual o receituário usado pode conter qualquer tipo de identificação ou propaganda de estabelecimento farmacêutico.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...