Questão número 585201

O Cinema Novo foi o principal e o mais conhecido movimento cinematográfico do Brasil. Acerca desse importante movimento, assinale a opção correta.

  • A.

    Foi lançado no início dos anos 60 do século XX por dois dos grandes estúdios brasileiros: Atlântida e Vera Cruz, com o objetivo de criar uma identidade própria para o cinema nacional.

  • B.

    Teve início no final dos anos 50 do século XX e caracterizouse pelo enfoque social, retratando, no início, o Brasil rural e, depois, o Brasil urbano. Sua principal referência foi Glauber Rocha.

  • C.

    Foi um movimento que, nascido no início dos anos 60 do século XX a partir das bases operárias brasileiras, pretendia usar o cinema como instrumento para a afirmação do comunismo.

  • D.

    Foi desencadeado por cineastas paulistas que, diante da concorrência com o cinema carioca, considerado demasiadamente popular, buscavam maior compromisso intelectual em relação aos temas abordados.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...