De acordo com a Lei Complementar no 135/08, que dispõe sobre a avaliação, revisão e atualização do Plano Diretor de Organização Físico-Territorial de Brusque (SC) e sua adequação ao Estatuto da Cidade, as estratégias propostas pelo Plano Diretor para o desenvolvimento urbano sustentável de Brusque são:
- A. Estratégia para Valorização do Ambiente Cultural; para Melhoria da Acessibilidade; para a Valorização Imobiliária; e para Gestão Democrática.
- B. Estratégia para Valorização do Espaço Público; para Melhoria da Mobilidade; para Uso e Ocupação Ambiental do Solo; para Promoção da Educação e Saúde Públicas; e para Gestão Política.
- C. Estratégia para Valorização do Meio Ambiente Natural; para Melhoria do Trânsito; para Uso e Ocupação Tradicional do Solo; e para Gestão Técnica e Tecnológica.
- D. Estratégia para Valorização do Meio Ambiente Construído; para Melhoria do Transporte Público; para Uso e Ocupação Atual do Solo; para Promoção da Habitação de Interesse Social; e para Gestão Técnica e Participativa.
- E. Estratégia para Valorização do Meio Ambiente Natural e Cultural; para Melhoria da Mobilidade e da Acessibilidade; para Uso e Ocupação Racional do Solo; para Promoção da Habitação de Interesse Social; e para Gestão Democrática e Participativa.