Ao tratar da criação de condições favoráveis para os  adolescentes com deficiência, seja por meio de leis ou  programas de acesso à profissionalização, é comum referir-  se ao fenômeno da ação recíproca para identificar  que tais leis e ações proporcionam
						
						-                              A.                                                  a alteração do núcleo familiar, e não somente do  adolescente aprendiz, com a percepção de sua  capacidade para superação de barreiras.
-                              B.                                                  a interação do adolescente com deficiência com os  trabalhadores da empresa e outros adolescentes  aprendizes com ou sem deficiência, de maneira a  formar futuras gerações voltadas para a inclusão social.
-                              C.                                                  a permanência escolar, haja vista que a matrícula e  frequência à escola gera a obrigação ao Estado de  acesso à educação pelo aprendiz com deficiência.
-                              D.                                                   a habilidade e a competência adquiridas pelo adolescente  com deficiência, que terá condições de  atender ao pressuposto indispensável de um futuro  contrato de trabalho, já que qualificado para a atividade  a ser exercida.
-                              E.                                                  o envolvimento dos empregadores no atendimento  às cotas, com necessária reciprocidade estatal no  reconhecimento de isenções tributárias.