As políticas de saúde no Brasil sempre contaram com um suporte financeiro bastante frágil e, historicamente, vão cristalizando um acesso extremamente desigual e estigmatizante da população aos serviços de saúde. Assinale a opção que sustenta essa afirmação.
- A. A universalização dos serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde das classes subalternizadas não constitui exigência instituída pela Lei Orgânica da Saúde.
- B. As políticas de saúde no país instituem, ao mesmo tempo, a concepção (e o comportamento) do usuário como carente e a diferenciação entre os assalariados por níveis de renda e padrões de inserção nos setores da economia.
- C. A busca da eqüidade no direito dos cidadãos à saúde corresponde à manutenção de privilégios de grupos, por meio da formulação e da implementação de políticas centralizadas.
- D. As classes subalternizadas no Brasil são participantes ativas da produção de riquezas no País e da formulação das políticas de saúde, mas historicamente os serviços de saúde não atendem as suas necessidades.