Analisando as descrições das medidas de proteção vacinal dos trabalhadores do Tribunal, o enfermeiro identificou a necessidade de atualização sobre as indicações da vacina contra Hepatite B. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, dentre as indicações atualizadas em 2013, incluem-se:
- A. todas as pessoas até 69 anos; gestantes e puérperas; transplantados e doadores de órgãos sólidos e medula óssea; potenciais receptores de múltiplas transfusões sanguíneas ou politransfundidos.
- B. comunicantes domiciliares de portador crônico do vírus da Hepatite B; usuários de drogas; portadores de doença sexualmente transmissível e não transmissível; policiais e bombeiros civis; vítimas de acidentes com materiais biológicos; doadores irregulares de sangue.
- C. caminhoneiros; carcereiros de delegacias e penitenciárias; podólogos e manicures; tatuadores; profissionais que exerçam atividade na área da saúde, preferencialmente nos cursos de graduação, do setor público ou privado.
- D. indivíduos com nefropatias crônicas, ou não dializados, ou não acometidos por síndromes nefróticas; portadores de hepatopatias agudas e do vírus de Hepatite C.
- E. profissionais com risco de exposição a sangue de portadores de Hepatite A ou B ou C ou D; pessoas com práticas homo ou bissexuais; pessoas infectadas pelo HIV e imunocomprometidos; todas as pessoas até 79 anos.