Questão número 657194

O tratamento de várias patologias pode ser realizado com algumas drogas, sendo que ao longo dos tratamentos podem ocorrer a interações entre essas drogas e alguns tipos de alimentos, visto que os fármacos apresentam a capacidade de interagir com os alimentos quando são ingeridas simultaneamente, aumentando as chances de ocorrer efeitos adversos. Disponível em: DA SILVA TOMÉ, Larissa et al. Interações entre fármacos e alimentos. Mostra Científica da Farmácia, v. 5, 2019, modificado. Analise as alternativas a seguir, julgando-as como corretas ou incorretas:
I. A interação fármaco-nutriente leva a alteração de mecanismos cinéticos ou dinâmicos, o primeiro diz respeito à disponibilidade do fármaco, absorção, distribuição, metabolismo e excreção, ao passo que o segundo está relacionado ao efeito clínico ou fisiológico do medicamento. II. Uma interação fármaco-alimento clássica é o consumo de dietas ricas em vitamina K, quando da administração de anticoagulantes. Neste evento nota-se o aumento do efeito do fármaco Varfarina, diminuindo o risco do processo tromboembólico e infarto agudo do miocárdio. III. A alteração na absorção dos medicamentos, na interação droga-nutriente, acontece devido à redução do tempo de esvaziamento do trato digestório, ou ainda, pela formação de quelatos, formados a partir da reação com cátions metálicos, presentes nos alimentos, com o fármaco administrado. IV. A maioria dos fármacos administrados por via oral tem sua absorção por difusão ativa assim como a maioria dos nutrientes, logo, processos patológicos gastrintestinais alteram a absorção de ambos caracterizando assim uma alteração fármaco dinâmica.
Assinale a alternativa que corresponde ao julgamento correto das proposições acima:

    A) As alternativas II e III estão corretas.

    B) As alternativas I e IV estão corretas.

    C) As alternativas I e III estão incorretas.

    D) As alternativas II e IV estão incorretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...