Questão número 659045

Os fármacos agonistas do sistema nervoso autônomo simpático são chamados de simpaticomiméticos. Assinale a alternativa correspondente ao fármaco simpaticomimético-Efedrina:

    A) Tem ação simpaticomimética indireta, aumentando a liberação de NE a partir de seu deslocamento das vesículas em que se encontram, além de terem ação periférica em receptores ? e ?-adrenérgicos, com efeitos durando até várias horas.

    B) É um agonista ?1 -adrenérgico seletivo e provoca acentuada vasoconstrição arterial, podendo ser utilizado como descongestionante nasal e midriático .

    C) É um agonista ?2 -adrenérgico utilizado durante algum tempo para o tratamento da hipertensão arterial, por atuar em nível do SNC, nos neurônios pré sinápticos, suprimindo a atividade do sistema simpático e nos vasos periféricos, apresentando elevado efeito anti-hipertensivo, reduzindo a pressão arterial e a frequência cardíaca, de forma prolongada quando administrada por via parenteral.

    D) É um simpaticomimético misto de ação nos receptores ? e ? adrenérgicos e atua a partir da liberação de NE dos neurônios simpáticos. Isso permite uma elevação da frequência e o débito cardíaco e aumento da pressão arterial, pois agem, principalmente, sobre os receptores ?-adrenérgicos, inclusive com aumento na contração de musculatura lisa.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...