Questão número 669353

PRIMEIROS SOCORROS


A avaliação do local do acidente deve ser a primeira medida para prestar os primeiros socorros. Assim, ao chegar no local de um acidente, ou onde se encontra um acidentado, deve-se assumir o controle da situação e proceder a uma rápida e segura avaliação da ocorrência. Deve-se tentar obter o máximo de informações possíveis sobre o ocorrido.

Dependendo das circunstâncias de cada acidente, é importante também:

a) evitar o pânico e procurar a colaboração de outras pessoas, dando ordens breves, claras, objetivas e concisas;

b) manter afastados os curiosos, para evitar confusão e para ter espaço em que se possa trabalhar da melhor maneira possível;

c) ser ágil e decidido observando rapidamente se existem perigos para o acidentado e para quem estiver prestando o socorro.

A proteção do acidentado deve ser feita com o mesmo rigor da avaliação da ocorrência e do afastamento de pessoas curiosas ou que visivelmente tenham perdido o autocontrole e possam prejudicar a prestação dos primeiros socorros.

É importante observar rapidamente se existem perigos para o acidentado e para quem estiver prestando o socorro nas proximidades da ocorrência. Por exemplo: fios elétricos soltos e desencapados; tráfego de veículos; andaimes; vazamento de gás; máquinas funcionando.

Devem-se identificar pessoas que possam ajudar a prestar o socorro. Deve-se desligar a corrente elétrica; evitar chamas, faíscas e fagulhas; afastar pessoas desprotegidas da presença de gás; retirar vítima de afogamento da água, desde que o faça com segurança para quem está socorrendo; evacuar área em risco iminente de explosão ou desmoronamento.

É importante avaliar o acidentado na posição em que ele se encontra e só mobilizá-lo com segurança (sem aumentar o trauma e os riscos). Sempre que possível, deve-se manter o acidentado deitado de costas até que seja examinado e até que se saiba quais os danos sofridos.

Não se deve alterar a posição em que se acha o acidentado, sem antes refletir cuidadosamente sobre o que aconteceu e qual a conduta mais adequada a ser tomada. Se o acidentado estiver inconsciente, deve-se pôr sua cabeça em posição lateral antes de proceder à avaliação do seu estado geral.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2UNmnhC (acesso em outubro de 2020). 
Leia o texto 'PRIMEIROS SOCORROS' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que, diante de um acidente, é importante observar rapidamente se existem perigos para o acidentado e para quem estiver prestando o socorro nas proximidades da ocorrência, tais como tráfego de veículos; andaimes; vazamento de gás; máquinas funcionando; fios elétricos soltos e desencapados.

II. O texto leva o leitor a entender que, diante de um acidente, devem-se manter afastados os curiosos, distanciando aqueles que possam contribuir com o socorro e impedindo que acionem os serviços de emergência, pois essa é a melhor forma de evitar confusão e ter espaço em que se possa prestar os primeiros socorros da melhor maneira possível.

III. O texto procura recomendar claramente que não se deve alterar a posição em que se acha o acidentado, sem antes refletir cuidadosamente sobre o que aconteceu e qual a conduta mais adequada a ser tomada. Se o acidentado estiver inconsciente, o texto recomenda que se deve pôr sua cabeça em posição lateral antes de proceder à avaliação do seu estado geral.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...