Questão número 676352

No cenário das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em bibliotecas, há, entre os vários recursos e medidas de aplicações, os metabuscadores, os metadados, as bibliotecas digitais, a segurança da informação e os formatos de intercâmbio MARC, ISO 2709 e ANSI/NISO Z39-50. Acerca desses recursos tecnológicos e suas aplicações, assinale a opção correta.

    A) Por ser institucional, o metabuscador é uma ferramenta de busca que identifica materiais internos e os apresenta em uma única interface; essa ação, no entanto, só é possível com materiais exclusivos da biblioteca, não externos a ela.

    B) Tanto o padrão de metadados DC (Dublin Core) quanto o formato MARC permitem organizar a informação de recursos eletrônicos e promover a interoperabilidade entre sistemas. Comparando-os, é correto afirmar que o elemento description do DC equivale ao campo 650 (assunto tópico) do formato MARC.

    C) Enquanto ANSI/NISO Z39-50 define os requisitos para que haja o intercâmbio de registros bibliográficos entre sistemas, a ISO 2709, que também é adotada em redes de informação, oferta uma interface única com fins de conectar sistemas diversos entre si, ou seja, promover a interoperabilidade entre aplicações que fazem parte da rede.

    D) O DSpace é um software livre adotado para a construção de bibliotecas digitais, desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela HP (Hewlett-Packard), fomentado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e exemplificado por inúmeras bibliotecas digitais de teses e dissertações no país.

    E) Analisar ameaças, vulnerabilidades, ataques e riscos que possam interferir no funcionamento dos sistemas informatizados é um atributo da segurança da informação, enquanto confidencialidade, integridade, responsabilidade e honestidade são atributos dos usuários dos sistemas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...