Questão número 683544

Estima-se que a violência sexual atinja 12 milhões de pessoas a cada ano no mundo. As ações de atenção à saúde devem ser acessíveis para toda população, incluindo-se as medidas de emergência, o acompanhamento, reabilitação e tratamento dos eventuais impactos da violência sexual sobre a saúde física e mental da mulher. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I - A violência sexual repercute na saúde física, desde o risco de contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis até gravidez indesejada, e na saúde mental da pessoa, culminando em quadros de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e distúrbios psicossomáticos. II – Deve ser realizada a notificação compulsória em qualquer caso suspeito ou confirmado de violência doméstica, sexual e/ ou outras violências contra mulheres, independente de faixa etária. III – Deve-se realizar a coleta imediata de sangue e de amostra do conteúdo vaginal na admissão da vítima de violência sexual para avaliar presença de DST, HIV ou hepatite. Somente após os resultados dos exames, deve-se iniciar a profilaxia. IV – A Anticoncepção de Emergência (AE) deve ser prescrita para todas as mulheres e adolescentes expostas à gravidez, através de contato certo ou duvidoso com sêmen, independente do período do ciclo menstrual. V - De acordo com o Decreto-Lei nº 2.848, o abortamento é permitido quando a gravidez resulta de estupro ou, por analogia, de outra forma de violência sexual.

    A) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas

    B) Somente as afirmativas I, II, III estão corretas

    C) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...