Questão número 687945

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno. Está dividida em três campos distintos:

• reeducação psicomotora – que visa a corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia;
• terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; 
• educação psicomotora – que visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação.

A psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensóriomotoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. 

A interação entre técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade pode tornar o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas não permite ao profissional a observação de alguns pontos durante a avaliação e o tratamento, tais como, os aspectos afetivo e emocional, a avaliação da imagem corporal, a percepção espacial, a espontaneidade do indivíduo durante a terapia. A negligência a esses pontos pode tornar o atendimento algo desinteressante para o paciente, dificultando sua adesão ao tratamento.

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/2YV8yO0. 
Leia o texto 'PSICOMOTRICIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Segundo o texto, a psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensório-motoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. II. A educação psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, de resolver e de adaptar as tarefas realizadas sem usar a imposição como método de educação, de acordo com o texto. III. De acordo com o texto, a psicomotricidade se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de inibir a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...