Questão número 690245

Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes.
Analise as explicações abaixo sobre estes problemas.
I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e II apenas.

    B) I apenas.

    C) I, II e III.

    D) I e III apenas.

    E) II e III apenas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...