Questão número 90188

O documento principal do ICOM (Conselho Internacional de Museus) é o Código de Ética para Museus. Estabelece normas mínimas para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal. Ao aderir à organização, os membros do ICOM adotam as provisões deste Código. Em relação ao Código de Ética para Museus e suas disposições, assinale a afirmativa correta.

  • A. A autoridade de tutela de um museu pode exigir que os profissionais museólogos se submetam às disposições do Código de Ética, desde que estejam de acordo com os princípios nele elencados.
  • B. De acordo com a tipologia do museu (ecológico, tradicional, de artes...), não é exigida e necessária a admissão de pessoal qualificado para atender às demandas internas e externas da instituição.
  • C. Os museus têm o dever de adquirir, preservar e valorizar seus acervos, que constituem patrimônio público significativo, ocupam posição legal especial e são protegidos pelo direito internacional.
  • D. Se a autoridade de tutela recorrer a trabalho voluntário, deve-se estabelecer uma política diferenciada, que promova a liberdade de ação dos voluntários, sendo que estes não precisam agir de acordo com o Código de Ética.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...