Questão número 90927

De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) de 2007, os aerossóis atmosféricos têm um impacto significativo no clima do planeta. Sua ação se deve tanto à interação direta com a radiação atmosférica, quanto à ação nos mecanismos microfísicos dentro de nuvens. Nesse contexto, é correto afirmar que

  • A.

    a principal fonte de aerossóis do tipo black-carbon, nas grandes cidades, são os veículos leves.

  • B.

    ainda que não seja uma regra, de maneira geral os aerossóis atmosféricos são predominantemente espalhadores de radiação, em vez de absorvedores.

  • C.

    a espessura ótica de aerossóis em situação poluída é da ordem de 0,1.

  • D.

    o aumento da quantidade de aerossóis com habilidade de nuclear gotas de nuvem (Núcleos de Condensação de Nuvens – NCN) na atmosfera traz como consequência o aumento do número de gotas de nuvem, bem como o aumento do diâmetro médio da distribuição de tamanho das gotas de nuvem.

  • E.

    em termos de forçante radiativa planetária média, os aerossóis contribuem para intensificar o efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...