Questão número 90945

A zona de convergência intertropical (ZCIT) é um importante sistema gerador de precipitação na região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, bem como sobre áreas continentais adjacentes. Pode-se afirmar que

  • A.

    a ZCIT migra sazonalmente sobre o oceano Atlântico, começando, normalmente, seu movimento para norte de janeiro a fevereiro.

  • B.

    a ZCIT tem papel importante na precipitação do sul da região Nordeste do Brasil, destacando-se as chuvas intensas do sul da Bahia em maio.

  • C.

    a ZCIT pode ser definida utilizando como critérios: região de confluência dos ventos alíseos, região de máxima convergência de umidade em baixos níveis, região de maior temperatura da superfície do mar e região de maiores valores de radiação de onda longa.

  • D.

    quando a ZCIT se posiciona ao norte de sua posição climatológica entre abril e maio, o norte da região nordeste do Brasil tende a ter períodos de estiagem.

  • E.

    estudos mostram que não há influência da intensidade da ZCIT com a intensidade de precipitação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...