Questão número 91004

O elemento fósforo na água/efluente apresenta-se em formas ortofosfato, polifosfato e fósforo orgânico. Sobre o fósforo e sua importância na água, é errado afirmar-se que

  • A. o fósforo é um nutriente essencial para o crescimento dos micro-organismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. Em geral, o esgoto doméstico apresenta um teor suficiente, enquanto, no esgoto industrial, ele pode ser deficiente.
  • B. o fósforo orgânico é importante nas águas residuárias industriais e lodos oriundos do tratamento de esgoto, sendo convertido em ortofosfatos.
  • C. os ortofosfatos são diretamente disponíveis para o metabolismo biológico, sem a necessidade de conversão. As principais fontes de ortofosfatos na água são solo, detergentes, fertilizantes e despejos industriais.
  • D. os ortofosfatos são moléculas complexas com dois ou mais átomos de fósforo. Através do mecanismo de hidrólise, são convertidos rapidamente em polifosfatos.
  • E. assim como o nitrogênio, o fósforo é um elemento indispensável para o crescimento das algas. Em quantidades excessivas, pode produzir o fenômeno de eutrofização em lagos e lagoas.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...